RESUMO DO PROJETO REVITALIZAR FRANÇA

 
QUEM SOMOS

Renato Souza Prates nasceu em 16 de outubro de 1976 em Macaé–RJ e sua família está há cinco gerações na Igreja Presbiteriana do Brasil. Desde sua infância tem se envolvido no plantio e revitalização de igrejas, juntamente com a sua família. Formou-se pelo Seminário Teológico Presbiteriano Rev. Ashbel Green Simonton e foi ordenado ao Sagrado Ministério em 23 de janeiro de 2009. É bacharel em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP, Mestre em Teologia pelo CPAJ, licenciado em Letras-Inglês e gestor educacional. Trabalhou como missionário do PMC (Plano Missionário Cooperativo) e presbitérios por onde passou.

Juliana Charret de Barros Prates nasceu no dia 13 de junho de 1983 em Casimiro de Abreu–RJ, é graduada em Pedagogia pela UNESA (2015) e diretora escolar. Há 18 anos está envolvida com plantação e revitalização de igrejas, educação cristã de crianças e projetos sociais ao lado do Rev. Renato. No Brasil atuou também na assistência a idosos e num projeto de natação em águas abertas, participando de atividades sociais e evangelísticas.

O CAMPO MISSIONÁRIO

Nosso campo missionário é a cidade de Marseille no Sul da França, onde trabalharemos na revitalização da Igreja Reformada Francesa, numa parceria entre a APMT e a UNEPREF, que é o Sínodo Reformado Francês. A despeito do despertar missionário Huguenote a partir de 1520 e o envio de pastores calvinistas treinados à França, pelo próprio João Calvino, plantando diversas igrejas reformadas influentes e convertendo milhares de fiéis, o número de protestantes e evangélicos neste país atualmente gira em torno de 2% da população, enquanto o catolicismo representa 47% da mesma, de acordo com a pesquisa de 2020 divulgada pelo Statista Research Department.

Ainda de acordo com a pesquisa de 2016 realizada Pew Research Center, o Islamismo cresce constantemente representando 8,8% da população francesa, assim como também cresce rapidamente em toda a Europa.

Uma pesquisa publicada pela BBC News em 2015, declara que a França é o país com maior número de muçulmanos da Europa, dentre os 15 milhões de residentes registrados. As cidades com maiores concentrações islâmicas são Paris, Marseille e Lyon, sendo o maior número em Marseille.

De acordo com uma pesquisa de 2012 de Françoise Lorceire, Pesquisadora Sênior do National Center for Scientific Research em Aix-en-Provence, a população de muçulmanos em Marseille, segunda maior cidade da França com 850 mil habitantes, é de 30%; ou seja, cerca de 255 mil muçulmanos, que são provenientes principalmente das antigas colônias francesas, como a Argélia e outros países norte-africanos e das Ilhas Comores.

O número aproximado de membros das igrejas da UNEPREF na cidade de Marseille gira em torno de 120, em três pequenas comunidades de fé, sendo em sua grande maioria compostas de idosos. Há escassez de crianças, adolescentes e jovens. Dezenas igrejas da denominação já fecharam suas portas nas últimas décadas, tiveram seus templos vendidos ou alugados para outros fins populares e sociais, dado o esfriamento espiritual da igreja, seu esvaziamento numérico, secularismo, crescente ateísmo e ocultismo.

A igreja reformada francesa possui um seminário para a formação de novos pastores, com excelentes cursos de graduação e pós-graduação, com professores de alto nível, mas como há uma crise vocacional, a cada ano o número de alunos diminui, tornando o número de candidatos ao Sagrado Ministério extremamente limitado. Os poucos pastores existentes dividem seus ministérios com a vida profissional, porque a igreja não possui recursos para sustenta-los integralmente.

Nossa missão será trabalhar na revitalização desta igreja, juntamente com os missionários que já estão neste campo, buscando cuidar do rebanho e renová-lo através da evangelização específica de crianças e jovens, sem deixar de cuidar dos idosos fiéis da igreja, que são a base da membresia. Desta forma, enfatizaremos o ensino fiel das Escrituras, aliado a estratégias evangelísticas, como eventos sociais, musicais, artísticos, aulas de inglês, acampamentos para jovens e outros, para alcançar o público-alvo em Marseille e arredores.

Devemos lembrar que a Igreja Reformada Francesa enviou missionários ao Brasil no Século XVI, os chamados Huguenotes. Estes vieram para o Rio de Janeiro no dia 07 de março de 1557 a convite de Nicolas Durand de Villegagnon, para aqui pregar o Evangelho. Os primeiros calvinistas no Brasil acabaram sendo traídos, presos, torturados e martirizados na Baia de Guanabara, mas seu legado foi deixado em nosso país, onde produziram a primeira Confissão de Fé Reformada das Américas. Então, precisamos retribuir a este
esforço missionário!

Sabemos que o desafio é grande, mas o Senhor da Colheita tem nos chamado para este campo, declarando que Sua Seara está pronta para a colheita:

“E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para
a sua seara”. Mateus 9.37-38

 

CONTATO

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone (Whatsapp): (22) 98124-4283

 

REDES SOCIAIS

Instagram: Projeto Revitalizar França

https://www.instagram.com/projetorevitalizarfranca?igsh=eXRvaWNkb3Myemsx

Facebook: Projeto Revitalizar França

https://m.facebook.com/people/Projeto-Revitalizar-ran%C3%A7a/61555051313928/

Youtube: Projeto Revitalizar França

projetorevitalizarfrança - YouTube