Apresentação
O programa de Pós-Graduação em Gestão Ministerial é um projeto do Seminário Teológico Presbiteriano Ashbel Green Simonton, aprovado pelo Junta Regional de Educação Teológica do Rio de Janeiro da Igreja Presbiteriana do Brasil (JURET-RIO), para disponibilizar especialização acadêmica em um formato 100% EAD.
Objetivo
Capacitar pastores e líderes eclesiásticos para que atuem com máxima eficiência e eficácia em seus postos de liderança e gestão nas igrejas locais.
Qualificação Acadêmica
O programa de Pós-Graduação em Gestão Ministerial do Seminário Simonton enquadra-se na categoria de curso livre, sob a responsabilidade exclusiva da instituição que o oferece. Concluído o curso, o aluno receberá o Certificado de Conclusão emitido pelo Seminário.
Público-alvo
Pastores, líderes eclesiásticos envolvidos na gestão ministerial, bem como cristãos em geral que desejam aprofundar seus conhecimentos nessa área de expertise.
Requisitos
Formação de nível superior em qualquer área do conhecimento. Cursos de teologia de caráter livre também poderão ser aceitos. Nesse caso, deverá haver parecer da coordenação do curso sobre a documentação enviada pelo candidato.
Funcionamento do Curso
O programa é constituído de 8 disciplinas de 30 horas-aula, mais um trabalho final de conclusão, que será no formato de um artigo científico conforme especificações dadas ao longo do curso.
Data e Disciplina |
Ementa e Professor |
Fundamentos Bíblico-Teológicos da Gestão Ministerial |
A primeira questão a ser respondida é exatamente se é possível utilizar conceitos, ferramentas e práticas do mundo da administração no contexto da igreja. Essa disciplina visa esclarecer o conceito da igreja como um organismo organizado à luz da Teologia Reformada. Além disso, fornece uma introdução aos aspectos básicos da teoria administrativa, perpassando as escolas e abordagens com o objetivo de familiarizar os alunos com conceitos, termos e pressupostos da administração moderna e teoria organizacional. Finaliza com uma breve visão do campo da gestão ministerial, suas obras e pensadores, com uma visão panorâmica das duas maiores escolas de gestão ministerial, a britânica e a estadunidense. Professor: Aulas (20h): |
Autoliderança |
A Autoliderança é a porta de entrada para o mundo da gestão. Os hábitos de produtividade pessoal vêm antes dos hábitos de liderança e gestão organizacional. O objetivo dessa disciplinar é capacitar o líder para se tornar mais produtivo, eficiente e organizado por meio de métodos e técnicas comprovadamente eficazes para gerenciar o fluxo de trabalho no nível do dia e da semana, abordando vários métodos famosos como o Método GTD de David Allen e o Método DARE de Matt Perman. Professor: Aulas (19h30): |
Gestão Ministerial |
A gestão visa a eficácia das organizações por meio de seus processos clássicos: Professor: Aulas (20h): |
Liderança Ministerial |
O líder eclesiástico precisa compreender claramente como influenciar a organização por meio de sua liderança, conhecendo e aplicando conceitos essenciais de liderança. Além disso, é crucial a compreensão do papel do líder como formador de equipes de alta performance que possam tornar a organização descentralizada, ágil e colaborativa. Professor: Aulas (19h30): |
Gerenciamento de Projetos |
Embora grande parte das atividades de uma igreja sejam rotina, a mesma também realiza muitos projetos com início, meio e fim. Esta disciplina discorre sobre a diferença entre rotina e projeto e demonstra como gerenciar projetos com modelos de baixa e alta complexidade. Professor: Aulas (19h30): |
Gestão da Estratégia |
O líder eclesiástico é o principal moderador do processo de discernimento da missão específica da igreja local e por isso deve compreender a importância e os conceitos que envolvem o processo de planejamento estratégico eclesiástico que possibilita a igreja refletir sobre sua missão, seus valores e sua visão. Este é um movimento crucial na direção de uma gestão organizacional integradora e estrategicamente orientada. Professor: Aulas (21h30): |
Comunicação e Marketing |
Das competências organizacionais necessárias para uma igreja, a comunicação é hipercrítica tendo em vista a centralidade da mensagem do Evangelho na vida comunitária. Esta disciplina reflete sobre as estratégias e métodos de comunicação intra comunitária e extra comunitária, além de tecnologias de informação que possibilitam a gestão da informação. O conteúdo visa atender ambas as demandas de comunicação na igreja e da igreja, tendo em vista que a comunicação é um elemento essencial no alinhamento estratégico. Professor: Aulas (17h): |
Tópicos de Teologia Reformada |
Esta disciplina explora os principais temas e doutrinas da Teologia Reformada, com ênfase nas contribuições de líderes reformadores como Martinho Lutero, João Calvino e outros. Os estudantes serão introduzidos aos princípios fundamentais da Teologia Reformada, incluindo a Sola Scriptura, Sola Fide, Sola Gratia, Solus Christus e Soli Deo Gloria. Tópicos abordados incluem a doutrina da predestinação, a teologia da aliança, a compreensão reformada da salvação, a eclesiologia reformada e a ética reformada. Através de leituras, discussões e análises críticas, os alunos ganharão uma compreensão sólida dos fundamentos da Teologia Reformada e sua relevância para a teologia contemporânea. Professor: Aulas (17h): |